Atualização 26/03/2020: Empresas e o Coronavírus

1)  Prorrogado prazo para apresentação da Defis e da DASN-Simei Atendendo solicitação da Fenacon, o Comitê Gestor do Simples Nacional aprovou a Resolução nº 153, de 25 de março de 2020, que prorroga para o dia 30 de junho de 2020 o prazo para apresentação da Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais (Defis) e da Declaração Anual Simplificada para o Microempreendedor Individual (DASN-Simei), referentes ao ano calendário 2019.
A Federação propôs a postergação dos prazos no Ofício 26/2020 enviado na última quinta-feira (19/3) e continua defendendo o adiamento das demais obrigações acessórias.

Fonte:  http://fenacon.org.br/noticias/prorrogado-prazo-para-apresentacao-da-defis-e-da-dasn-simei-5490/

2)  Empresas cobram que governo acione portaria de Mantega para adiar cobrança de impostos por 3 meses Empresas e escritórios de advocacia cobram do Ministério da Economia que acione imediatamente dispositivo previsto em portaria de 2012 que estabelece que, quando um Estado decreta calamidade pública, o pagamento dos tributos federais pode ser adiado por 90 dias (três meses).

Fonte: https://economia.estadao.com.br/noticias/geral,empresas-cobram-que-governo-acione-portaria-de-mantega-para-adiar-cobranca-de-impostos-por-3-meses,70003247037

3)  MP (927/2020) flexibiliza normas trabalhistas e adia recolhimento do FGTSMP prevê uma série de outras medidas que poderão ser adotadas pelas empresas, como teletrabalho, férias coletivas e adiamento do recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

Fonte: Agência Câmara de NotíciasFonte 2: https://www.migalhas.com.br/depeso/322480/publicada-a-medida-provisoria-que-trata-sobre-o-diferimento-do-prazo-de-recolhimento-do-fgts

4)  MP sobre suspensão de contratos de trabalhos deve sair nesta semanaApesar de o governo afirmar a interlocutores de que a nova Medida Provisória (MP) que vai tratar de questões trabalhistas está pronta, a nova proposta para substituir a polêmica MP 927/2020 ainda não tem uma data para ser apresentada. A expectativa é de que saia ainda nesta semana. Enquanto isso, a MP atual continua gerando polêmicas, apesar de o presidente Jair Bolsonaro ter revogado o artigo 18, que permitia a suspensão por quatro meses dos contratos de trabalhos.

Fonte:  https://www.diariodepernambuco.com.br/noticia/economia/2020/03/mp-sobre-suspensao-de-contratos-de-trabalhos-deve-sair-nesta-semana.html

5)   FENACON defende adiamento do prazo de entrega do IRPF

Na semana passada, a FENACON enviou ofício à Receita Federal solicitando postergação do prazo e publicará nos canais oficiais de comunicação qualquer novidade.

A medida de adiamento do prazo de entrega do Imposto de Renda é necessária, sobretudo, por conta dos idosos que estão enquadrados no grupo de risco da Covid-19. Pela restrição, não conseguem se deslocar ao escritório contábil para a entrega da documentação.
Fonte: Fenacon

6)  Equipe de Guedes projeta retorno gradual da quarentena a partir de 7 de abril

A equipe econômica trabalha com a possibilidade de retomada gradual da quarentena a partir de 7 de abril. Segundo apurou o Estado, o prazo se baseia na data inicial de fim do isolamento imposto pelo Estado de São Paulo.

Fonte: https://economia.estadao.com.br/noticias/geral,equipe-de-guedes-projeta-retorno-gradual-da-quarentena-a-partir-de-7-de-abril,70003247714

7)  Pagamentos do Refis poderão ser suspensos durante a pandemia do coronavírusOs contribuintes que negociaram seus débitos com a União através de programas de parcelamentos especiais, mais conhecidos como Refis, poderão ter um alívio financeiro durante a pandemia do coronavírus. É que esses débitos serão contemplados pela portaria nº 103 do Ministério da Economia que suspendeu pelos próximos 90 dias os atos de cobrança das dívidas da União.

Fonte: https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/economia/2020/03/25/internas_economia,836671/pagamentos-do-refis-poderao-ser-suspensos-durante-a-pandemia-do-corona.shtml

8)  Sete microempresárias falam sobre o efeito coronavírus nos negócios
98% das empresas do Brasil estão na categoria de micro e pequenos empreendimentos. Juntas, são responsáveis por 55% dos empregos do país.

Fonte:  https://noticias.r7.com/economia/sete-microempresarias-falam-sobre-o-efeito-coronavirus-nos-negocios-25032020

9)  Governo Federal aceita elevar benefício a trabalhadores informais para R$ 300 A criação de um auxílio emergencial para trabalhadores informais e a antecipação de uma parte do Benefício de Prestação Continuada (BPC) a quem ainda aguarda uma resposta na fila do INSS podem ser incluídos em um projeto de lei em tramitação na Câmara dos Deputados, que procura amenizar o impacto da crise deflagrada pelo novo coronavírus.

Fonte: https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/editorias/negocios/online/coronavirus-governo-federal-aceita-elevar-beneficio-a-trabalhadores-informais-para-r-300-1.2226807

10)  Pandemia provoca aumento da demanda de contadores: “Temos que nos virar com as armas que temos”
As medidas de restrição ao funcionamento do comércio e das empresas têm provocado uma corrida aos escritórios de contabilidade. O presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informação e Pesquisa no Estado de Goiás (Sescon-Goiás), Edson Cândido, revela que nos últimos dias a busca por informações junto ao órgão aumentou significativamente.
Fonte: https://sagresonline.com.br/noticias/economia/100665-pandemia-do-coronavirus-provoca-aumento-da-demanda-de-contadores

Endereço:

Avenida T-7, n. 371, Sala 1.617, Lourenço Office, Setor Oeste, CEP 74.140-110, Goiânia, GO

Telefones:

E-mails: